terça-feira, 26 de abril de 2011

Como Configurar o Arranque da BIOS - Arrancar Através da Drive de CDs



Hoje vou colocar um artigo sobre como configurar a BIOS para, a quando do arranque, o PC arrancar a partir do CD. Isto é fundamental para, por exemplo, formatarem a vossa máquina. No artigo onde explico “Como formatar um PC de raiz instalando o Windows 7”, explico de forma muito simplificada, mas hoje vou explicar de forma mais aprofundada.

Normalmente, a BIOS vem preparada para aceder primeiro ao disco rígido, no entanto, existem determinada operações, como formatar que já referi em cima, que necessitam de uma outra configuração. A forma de como entrar nas BIOS, lembrem-se que existe mais que um “modelo” de BIOS, é idêntica, mas os menus não. Como referi no artigo “Apitos da BIOS - Aprende a decifrar os apitos que a BIOS transmite ao iniciar ”, existe duas BIOS que são mais vistas nos nossos computadores, a Award BIOS e a AMI, mas também vos mostrarei como configurar a Phoenix BIOS, além desta já não estar tanto em voga.


Vamos comoçar:


1º - Vamos iniciar, normalmente o nosso PC no primeiro ecrã que aparece, ele fornece-vos logo a informação que precisam, no qual terão de clicar em determinada tecla, para acederem ao “Setup” (que é o que pretendemos). Essa tecla varia de marca para marca mas normalmente será a tecla “Dellete” ou a tecla “F2”, não vos consigo precisar com exactidão as marcas a que correspondem estas teclas mas deixo-vos um exemplo em baixo para perceberem onde aparece essa informação e podem, assim, confirmar a tecla que têm de clicar:

2º - A partir daqui, e após carregar as definições da BIOS, estamos prontos para começar a configurar. Aqui é que difere de BIOS para BIOS vamos ver uma de cada vez.


Award BIOS:


1º - Ao entrarmos nesta BIOS vamos, com as setas do teclado, escolher a opção “Advanced BIOS Features”;

2º - No menu seguinte, Vamos seleccionar a opção “First Boot Devide” que deverá ter o “Hard Disk”. Para que substituam o “HD” por “CD ou DVD Rom” devem utilizar as teclas “+” e “-” ou “Page Up” e “Page Down”;

3º - Façam “Esc” para voltar ao Menu anterior, escolham a opção “Save & Exit” e primam “Enter”;

4º - Confirmam clicando no “Y” e primam o “Enter”;

5º - O PC irá reiniciar e, se tiverem o CD do Windows, deverá aparecer uma mensagem de que se pretendem que o PC arranque a partir do CD, devem clicar numa qualquer tecla. E já está.


Phoenix BIOS:


1º - Ao entrarem na configuração da BIOS e utilizando as setas do teclado, dirijam-se ao separador “Boot” que está no topo da janela;

2º - Agora, seleccione o tópico que diz “CD – Rom Drive”, clicando em “Enter”. Com as teclas “+” e ”-” movam o “CD – Rom Drive” para o topo da lista. Em segundo lugar deve ficar o “Hard Disk”. Quanto aos dispositivos amovíveis, é como vocês preferirem, mas o que nos interessa agora é ter 1º a Drive de CDs e depois o disco rígido;

3º - Vão agora até ao separador “Exit” do topo da janela, utilizando as setas novamente. Nesse separador cliquem em “Exit Saving Changes”. Se seguida confirmem e já está feito. O PC irá reiniciar e já poderão arrancar através do CD.

AMI BIOS

1º - Após entrarem na configuração da BIOS, dirijam-se ao separador “Boot” utilizando as setas do vosso teclado;

2º - Nessa janela dirijam-se à opção “Boot Device Priority” clicando em “Enter”;


3º - Agora basta, com as teclas “+” e “-”, Passarem a opção “CDRom” para “1st Boot Device” e o “Hard Disk” para “2nd Boot Device”;

4º - Cliquem em F10 para gravarem as vossas alterações, confirmem e o PC irá reiniciar. Está feito então e já poderão arrancar através da drive de CDs.


E pronto, chegamos ao fim de mais um artigo. Lembrem-se que mesmo que a vossa BIOS não seja nenhuma destas, poderão através deste artigo chegar facilmente à forma de como configurar a vossa. Os menus são todos legendados, daí que basta terem atenção e lerem os cabeçalhos e as abas laterais do vosso ecrã na BIOS.


Já sabem, alguma coisa não hesitem em comentar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Obrigado cara olha no meu Pc funcionou correctamente, ñ tava bom mas agora ta bom

    ResponderExcluir