quarta-feira, 6 de abril de 2011

Criar/Eliminar Partições no Windows 7 sem Formatar (Gestor de Discos do Windows)




Este tutorial pretende ajudar-vos a criar as partições que vocês necessitam no vosso PC sem perder os vossos dados. Eu recomendo que sejam criadas 2 partições além da própria partição que possui o Sistema Operativo. Essas duas partições, correspondem então a uma para o ficheiro de paginação de memória virtual e outro para vocês terem os vossos documentos armazenados à parte da partição do SO. (Se quiserem transitar ficheiros que estão na partição do SO e passá-los para uma das novas partições devem ter em atenção o espaço que esses ficheiros ocupam. Se o vosso disco for de 500Gbs e possuir 200Gbs de espaço livre isso significa que vocês só poderão reduzir o tamanho desta partição para os 300Gbs. Para poderem diminuir a partição do SO, ou fazem o processo várias vezes movendo os ficheiros da partição de 300Gbs para a de 200, passam a ter 100Gbs ocupados na partição de 300. Diminuem novamente a partição até aos 100Gbs e já ficam com a outra que em vez de 200 passa a contar com 400Gbs. E assim até atingirem o número que pretendem. Caso não queiram estar com esta trabalheira, tentem arranjar um disco rígido externo para fazer uma cópia de segurança e eliminar depois os ficheiros do disco para que possam colocar logo os valores que pretendem nas partições.)


1º Vão a Iniciar – Painel de Controlo – Sistema de Segurança. Na janela seguinte, e no separador Ferramentas Administrativas, cliquem em “Criar e Formatar Partições do Disco Rígido”.


2º O exemplo que vos vou dar, é de como criar uma partição reduzindo o Disco C para depois criar as duas partições que pretendemos. Atenção, não se esqueçam da chamada de atenção em cima na introdução do artigo.

Seleccionamos o disco que pretendemos reduzir, neste caso o C, e irá aparecer em baixo o disco e o estado de funcionamento. Clica nessa área com o botão direito do rato e selecciona “Reduzir Volume”.




3º O Windows analisa o espaço disponível e abre uma nova janela que mostra os valores que podemos ter antes de reduzir, o espaço livre (o qual podemos “mexer”) e o espaço depois da redução. Agora fica ao seu critério o espaço que mais lhe convém. Vou dar o exemplo da criação de de uma partição para o ficheiro de paginação da memória virtual de 4GB.

Os valores estão em MB (Megabytes), por isso vamos colocar 4096MB (4096MB / 1024MB = 4GB) na caixa “Introduza a quantidade de espaço a reduzir, em MB”. Cliquem no botão “Reduzir”.




4º Foi criada uma partição de espaço não atribuído, instantaneamente, ou seja, a partição está lá, mas não está apta para armazenar ficheiros. Seleccionando o disco de onde foi criada a partição, e em baixo onde diz “4GB Não Atribuído”, cliquem com o botão direito do rato e seleccionem “Criar uma Nova Partição”. É executado o “Assistente de Novo Volume Simples” .




5º No assistente cliquem em “Seguinte” e escolham o tamanho máximo (já está predefinido o tamanho máximo). Cliquem novamente em “Seguinte” e escolha a letra que pretendes que faça parte do disco, não é importante a letra podes escolher uma qualquer desde que não esteja já em utilização. Cliquem em “Seguinte”.




6º Agora vamos formatar o volume. Escolham “Formatar este volume com as seguintes definições:” e escolham o sistema de ficheiros. Esta escolha, normalmente será sempre em NTFS porque é o sistema que permite que ficheiros grandes (superiores a 4GB) possam ser colocados nessa partição. No entanto, e por ser um sistema mais rápido vou escolher FAT32 porque pretendo que leve um ficheiro de paginação de 4GB. Dá um nome à partição e o tamanho da unidade fica em “Predefinição”. Agora se preferir, retire o visto da “Efectuar uma formatação rápida”, se pretende que esta seja normal, mas isso não é relevante. Clique em “Seguinte”.




7º Por fim, aparece o assistente a concluir o processo. Esta janela possui todas as informações da nossa partição. Clique em concluir e a partição será formatada. Após a formatação irá aparecer a janela de “Gestão de Discos” e poderão ver a nova partição feita.




Eliminar Partições:


1º Vão a Iniciar – Painel de Controlo – Sistema de Segurança. Na janela seguinte, e no separador Ferramentas Administrativas, cliquem em “Criar e Formatar Partições do Disco Rígido”.


2º Seleccionem a partição que pretendem eliminar (atenção este processo irá eliminar os ficheiros que essa partição possui), cliquem com o botão direito do rato em cima dessa partição e escolham “Eliminar Volume”.


3º Agora o espaço antes ocupado pela partição está agora como “Espaço Livre”. Seleccionas o Disco que queres que fique com o espaço que antes estava ocupado pela partição e clicas com o botão direito do rato seleccionando “Expandir Volume”.




4º A janela que se abre é idêntica 5. Clica em “Seguinte” até aparecerem os tamanhos disponíveis para expansão. Agora é só escolher o tamanho máximo permitido que já contém o espaço que é dado como “Livre” pelo gestor de discos. Faz seguinte até estar terminado o processo e já está.


Pronto, espero que tenham aprendido a criar e a eliminar as vossas partições sem ter que formatar o PC. Alguma questão é só colocar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário